APDASC reúne com Secretário de Estado do Trabalho

A APDASC reuniu com o Sr. Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, para estabelecer pontes de entendimento relativas à profissão e formação em Animação Sociocultural.

Depois do Sr. Secretário de Estado, assim como a Sra. Diretora-Geral da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), Ana Couto de Olim, terem estado na 10ª Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão para se pronunciarem relativamente ao estudo de proporcionalidade referido na lei nº 2/2021, que impediu a aprovação dos estatutos do Animador Sociocultural, a APDASC solicitou mais uma vez uma audição com o Sr. Secretário de Estado.

Foram abordados vários temas prementes para os Animadores Socioculturais, tais como: a mesma nomenclatura nos cursos lançados pelo IEFP comparativamente aos cursos profissionais e cursos superiores; os requisitos de um Animador Sociocultural part-time nos documentos de criação de uma IPSS que levam à existência de profissioanais da Animação Sociocultural a trabalharem algumas horas por semana, entre outras questões ligadas à visibilidade da profissão em diferentes aspectos.

O trabalho da APDASC, junto do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, nomeadamente com a Secretaria de Estado do Trabalho, Secretaria de Estado da Segurança Social e o Instituto de Emprego e Formação Profissional irá prosseguir.