Primeira Página

22 Out 2020

APDASC ouvida na Assembleia da República

APDASC reúne com a 10ª Comissão do Trabalho e Segurança Social para discutir Petição e Estatuto do Animador Sociocultural

No passado dia 20 de outubro, a APDASC reuniu em audiência com a 10.ª Comissão de Trabalho e Segurança Social no âmbito da sua Petição n.º 110/XIV/1.ª- “Estatuto profissional da carreira de Animador Sociocultural” que reuniu 4303 assinaturas.
Recorda-se que a petição deu entrada no Parlamento a 17 de julho de 2020, sendo dirigida ao Senhor Presidente da Assembleia da República. A 31 de julho, por despacho do Senhor Vice-Presidente da Assembleia, Deputado Fernando Negrão, a petição foi remetida à Comissão de Trabalho e Segurança Social (CTSS), para apreciação.
Importa realçar, ainda, que a petição deverá ser objeto de apreciação em Plenário, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 24.º, por se tratar de petição coletiva subscrita por mais de 4.000 cidadãos, sendo obrigatória a publicação do respetivo texto no Diário da Assembleia da República, segundo o preceituado pelo n.º 1 do artigo 26.º, todos da LEDP.
Da reunião tida com o grupo de trabalho, composto pelos vários partidos políticos, foi enaltecido e reconhecido, por todos os presentes, o trabalho desenvolvido nesta matéria pela APDASC. Palavras ditas e reforçadas durante a reunião, como “resiliência”, “persistência” e dever cumprido fizeram com que cada vez mais tenhamos a certeza de que estamos no caminho certo.
Os Animadores Socioculturais merecem ser reconhecidos e valorizados pelo trabalho que realizam em prol de uma sociedade mais participativa, mais justa e humanizada.
O que pretendemos? A criação da Carreira de Animador Sociocultural, através da sua regulamentação pelas entidades competentes.
Sabendo que este processo é extremamente moroso e complexo, a APDASC considera essencial ver aprovado, o quanto antes, o presente Estatuto Profissional da Carreira de Animador Sociocultural.
Com este estatuto aprovado, estabelecendo-se como um primeiro passo para a criação da carreira do Animador Sociocultural, conseguiremos valorizar e criar condições para o desempenho das funções do Animador Sociocultural, assim como auxiliar as entidades empregadoras no que diz respeito ao recrutamento. Por último, clarificar os seus respetivos direitos e deveres.
A APDASC de olhos postos no futuro dos Animadores Socioculturais em Portugal!
Para aceder à página da petição na Assembleia da Républica e acompanhar os trabalhos, acede aqui: https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePeticao.aspx?BID=13477

Notícias e Novidades

22 Out 2020

APDASC ouvida na Assembleia da República

APDASC reúne com a 10ª Comissão do Trabalho e Segurança Social para discutir Petição e Estatuto do Animador Sociocultural

VER MAIS »

08 Out 2020

Novos Estatutos e Regulamentos Interno da APDASC

No passado dia 26 de set. os sócios da APDASC aprovaram os novos Estatutos e Regulamento interna da Asociação.

VER MAIS »

08 Out 2020

APDASC com nova sede!

A APDASC inaugurou a sua nova sede no passado dia 26 de Setembro no Business Factory em Mafra.

VER MAIS »

18 Jul 2020

APDASC entrega Petição na Assembleia da República

A APDASC entregou na Assembleia da República a Petição para discussão e aprovação do Estatuto do Animador Sociocultural.

VER MAIS »

LISTAR TODAS »

Sejam bem-vindos ao website oficial da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC)!

Em agosto de 2005, um grupo de jovens portugueses licenciados, bacharéis e estudantes de Animação Sociocultural (ASC), movidos pela vontade e pelo sonho de reunir esforços para projetar esta tão nobre profissão, lutando pelos direitos destes privilegiados agentes de desenvolvimento comunitário, iniciou o processo de criação/legalização da APDASC.

A instituição está representada, através de delegações regionais no Norte (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila real e Bragança), Centro (distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Leiria), Lisboa e Vale do Tejo (distritos de  Santarém, Portalegre, Lisboa e Setúbal).   

Assim, esta instituição é fruto da utopia, da vontade e da determinação. Agradecemos a todos aqueles que, ao longo destes anos e de forma voluntária, contribuíram para a promoção e desenvolvimento da Animação Sociocultural na sua comunidade, na sua região, no seu país, no mundo!

Reiteramos os princípios da confiança na pessoa, no grupo, na ação social e política, num país que atravessa uma crise profunda e que, mais que nunca, necessita de programas de Animação Sociocultural que impliquem as pessoas na dinâmica social, cultural e educativa.

 Copyright © APDASC.com 2020 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por OPTIMEIOS