Primeira Página

18 Jul 2020

APDASC entrega Petição na Assembleia da República

A APDASC entregou na Assembleia da República a Petição para discussão e aprovação do Estatuto do Animador Sociocultural.

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural entregou oficialmente, no dia 17 dejulho de 2020, na Assembleia da República as 4365 assinaturas recolhidas no âmbito da petição “Discussão e Aprovação do Estatuto Profissional da Carreira do Animador Sociocultural”.
A petição foi lançada no Congresso Internacional de Animação Sociocultural, realizado nos dias 18 e 19 de outubro, na cidade da Guarda e promove, assim, o Estatuto Profissional da Carreira de Animador/a Sociocultural. Com o objetivo de reunir no mínimo 4000 assinaturas, requisito mínimo para dar entrada na Assembleia da República, atingiu o seu objetivo em fevereiro de 2020.
O Estatuto Profissional da Carreira de Animador/a Sociocultural pretende salvaguardar o objeto, o âmbito, a natureza, os objetivos e a estrutura da carreira, mas também a natureza e objetivos da profissão, a estrutura e acesso às carreiras profissionais e o próprio conteúdo funcional, de modo a situar os direitos e deveres do Animador/a Sociocultural.

   

É de extrema importância realçar o papel importante dos Animadores Socioculturais e a pertinência do seu trabalho junto da população em geral e, mais concretamente, das crianças e jovens em contexto de educação informal, não formal e da população envelhecida em contexto institucional. 
Importa referir e destacar a resposta incrível dos Animadores Socioculturais e de todos os que acreditam no seu trabalho ao apelo lançado para reunir as assinaturas necessárias através da petição, feito alcançado em pouco mais de 4 meses.
Entretanto a direção da APDASC já foi ouvida na Assembleia da República, em diferentes comissões de trabalho, no entanto e atendendo à conjuntura atual que todos vivemos, aguarda-se a audição para discussão do documento.
Quanto à APDASC, esta mantém o seu compromisso de lutar pelo reconhecimento dos Animadores Socioculturais que têm a responsabilidade de contribuir para a consciencialização participante e criadora das comunidades e consequentemente melhorar a convivência humana.

Conhece a Proposta de Estatuto do/a Animador/a Sociocultural aqui:

Reportagem APDASC TV da entrega da Petição no Canal do Youtube da APDASC aqui:

Notícias e Novidades

22 Out 2020

APDASC ouvida na Assembleia da República

APDASC reúne com a 10ª Comissão do Trabalho e Segurança Social para discutir Petição e Estatuto do Animador Sociocultural

VER MAIS »

08 Out 2020

Novos Estatutos e Regulamentos Interno da APDASC

No passado dia 26 de set. os sócios da APDASC aprovaram os novos Estatutos e Regulamento interna da Asociação.

VER MAIS »

08 Out 2020

APDASC com nova sede!

A APDASC inaugurou a sua nova sede no passado dia 26 de Setembro no Business Factory em Mafra.

VER MAIS »

18 Jul 2020

APDASC entrega Petição na Assembleia da República

A APDASC entregou na Assembleia da República a Petição para discussão e aprovação do Estatuto do Animador Sociocultural.

VER MAIS »

LISTAR TODAS »

Sejam bem-vindos ao website oficial da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC)!

Em agosto de 2005, um grupo de jovens portugueses licenciados, bacharéis e estudantes de Animação Sociocultural (ASC), movidos pela vontade e pelo sonho de reunir esforços para projetar esta tão nobre profissão, lutando pelos direitos destes privilegiados agentes de desenvolvimento comunitário, iniciou o processo de criação/legalização da APDASC.

A instituição está representada, através de delegações regionais no Norte (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila real e Bragança), Centro (distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Leiria), Lisboa e Vale do Tejo (distritos de  Santarém, Portalegre, Lisboa e Setúbal).   

Assim, esta instituição é fruto da utopia, da vontade e da determinação. Agradecemos a todos aqueles que, ao longo destes anos e de forma voluntária, contribuíram para a promoção e desenvolvimento da Animação Sociocultural na sua comunidade, na sua região, no seu país, no mundo!

Reiteramos os princípios da confiança na pessoa, no grupo, na ação social e política, num país que atravessa uma crise profunda e que, mais que nunca, necessita de programas de Animação Sociocultural que impliquem as pessoas na dinâmica social, cultural e educativa.

 Copyright © APDASC.com 2020 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por OPTIMEIOS