Origem e Missão da APDASC
Primeira Página
 Origem e Missão da APDASC

Origem, missão e estrutura de funcionamento da APDASCEm agosto de 2005, um grupo de jovens portugueses licenciados/as, bacharéis e estudantes de Animação Sociocultural (ASC), movidos pela vontade e pelo sonho de reunir esforços para projetar esta tão nobre profissão, lutando pelos direitos destes/as privilegiados/as agentes de desenvolvimento comunitário, iniciou o processo de criação/legalização da APDASC.

A 20 de setembro de 2005 a APDASC constitui-se por escritura pública. Naturalmente que o principal objetivo é o de contribuir para o desenvolvimento da Animação Sociocultural, mas com vista à prossecução de tão audaz propósito compete à APDASC, entre outras atribuições: 

  • Organizar grupos de trabalho que se debrucem sobre a investigação, estudo e análise de questões relativas à ASC;
  • Divulgar junto de instituições e da opinião pública a natureza e os contributos da ASC para o desenvolvimento comunitário;
  • Desenvolver iniciativas que clarifiquem o papel e as funções dos/as animadores/as socioculturais enquanto agentes sociais privilegiados/as da ASC;
  • Incentivar e divulgar projetos de ASC;
  • Organizar encontros e outros eventos de cariz formativo que visem a formação permanente de animadores/as socioculturais;
  • Possibilitar o acesso a informação, nomeadamente no que diz respeito aos cursos existentes no país e a ofertas de emprego no âmbito da ASC, tendo em vista a integração profissional de animadores/as socioculturais;
  • Promover o intercâmbio e cooperação com associações e organismos nacionais e internacionais, contribuindo para a prossecução do objetivo da APDASC;
  • Proporcionar aos/às associados/as o acesso a documentação e bibliografia sobre a ASC.

A 14 de janeiro de 2006 abriram-se as portas da instituição para deixar entrar todos/as aqueles/as que se identificam com os seus objetivos.


 Estrutura de funcionamento
  • A APDASC respeita o Direito à Livre Associação inserindo-se num modelo muito próximo do tipo das associações juvenis. Assim sendo tem por órgãos sociais: A Assembleia-Geral, a Direção, o Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo. A Associação estende-se a quatro grandes departamentos.
  Departamentos da APDASC:
  • Departamento de Informação e Documentação - com os objetivos de proporcionar aos associados o acesso a documentação e bibliografia sobre a ASC e/ou outras áreas de interesse, bem como informação de âmbito sociocultural, académico e profissional.
  • Departamento de Investigação e Formação - que visa promover a organização de grupos de trabalho para investigação, estudo e análise de questões relativas à ASC, e possibilitar a formação complementar de animadores socioculturais, através de ações formativas (ex.: ações de formação, jornadas, colóquios, congressos).
  • Departamento de Tempos Livres e Ócio - para organização de atividades socioculturais, desportivas e artísticas (essencialmente para os sócios da APDASC), promovendo convívios entre sócios/as e intercâmbios entre Associações.
  • Departamento de Programas de Apoio, Mecenato e Patrocínios - no sentido de desenvolver candidaturas a programas de apoio que beneficiem a APDASC. Possibilitar a assistência a sócios no que concerne a programas de apoio na área social, cultural e educativa, e criação de uma rede de contactos relativos a mecenas e patrocinadores.

Notícias e Novidades

31 Jul 2017

Abertura das Inscrições e lançamento de site

Apdasc lança site oficial do Congresso. E como promoção de lançamento há desconto de 20% em todas as inscrições

VER MAIS »

26 Jun 2017

Apdasc abre candidaturas a intervenções no seu Congresso

As candidaturas terminam a 24 de julho e pretendem dar a oportunidade a todos os que quiserem apresentar os seus projetos.

VER MAIS »

25 Jun 2017

Delegação Centro da APDASC com sede no IPG

A APDASC celebrou protocolo de cooperação com o IPG - Instituto Politécnico da Guarda.

VER MAIS »

22 Jun 2017

XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural em Setúbal

É oficial! O XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural realizar-se-á em Setúbal nos dias 20 e 21 de Outubro de 2017.

VER MAIS »

LISTAR TODAS »

Sejam bem-vindos ao website oficial da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC)!

Em agosto de 2005, um grupo de jovens portugueses licenciados, bacharéis e estudantes de Animação Sociocultural (ASC), movidos pela vontade e pelo sonho de reunir esforços para projetar esta tão nobre profissão, lutando pelos direitos destes privilegiados agentes de desenvolvimento comunitário, iniciou o processo de criação/legalização da APDASC.

A instituição está representada, através de delegações regionais no Norte (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila real e Bragança), Centro (distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Leiria), Lisboa e Vale do Tejo (distritos de  Santarém, Portalegre, Lisboa e Setúbal).   

Assim, esta instituição é fruto da utopia, da vontade e da determinação. Agradecemos a todos aqueles que, ao longo destes anos e de forma voluntária, contribuíram para a promoção e desenvolvimento da Animação Sociocultural na sua comunidade, na sua região, no seu país, no mundo!

Reiteramos os princípios da confiança na pessoa, no grupo, na ação social e política, num país que atravessa uma crise profunda e que, mais que nunca, necessita de programas de Animação Sociocultural que impliquem as pessoas na dinâmica social, cultural e educativa.

 Copyright © APDASC.com 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por OPTIMEIOS