Petição pública pela Implementação do Estatuto do Animador/a Sociocultural
Primeira Página

Petição Pública pela
Implementação do Estatuto do Animador Sociocultural

A Animação Sociocultural é o conjunto de práticas desenvolvidas a partir do conhecimento de uma determinada realidade, que visa estimular os indivíduos, para a sua participação com vista a tornarem-se agentes do seu próprio processo de desenvolvimento e das comunidades em que se inserem. A Animação Sociocultural é um instrumento decisivo para um desenvolvimento multidisciplinar integrado dos indivíduos e dos grupos. O Animador sociocultural é aquele que, sendo possuidor de uma formação adequada, é capaz de elaborar e executar um plano de intervenção, numa comunidade, instituição ou organismo, utilizando técnicas culturais, sociais, educativas, desportivas, recreativas e lúdicas.

Vamos lutar pela implementação dos estatutos do Animador Sociocultural. Por favor assinem e divulguem a petição clicando AQUI.

Notícias e Novidades

19 Mar 2018

Ciclo de Oficinas em Animação Sociocultural na Guarda

A Delegação Regional Centro da APDASC leva a cabo a realização de um conjunto de oficinas nos meses de abril, maio e junho.

VER MAIS »

23 Fev 2018

Nova Direção da APDASC

Lista foi eleita no passado dia 27 de janeiro na Assembleia de Voto aberta a todos os sócios

VER MAIS »

29 Nov 2017

Candidaturas para os órgãos nacionais da APDASC

Estão abertas as candidaturas para os órgãos sociais nacionais da APDASC para 2018/2019.

VER MAIS »

31 Jul 2017

Abertura das Inscrições e lançamento de site

Apdasc lança site oficial do Congresso. E como promoção de lançamento há desconto de 20% em todas as inscrições

VER MAIS »

LISTAR TODAS »

Sejam bem-vindos ao website oficial da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC)!

Em agosto de 2005, um grupo de jovens portugueses licenciados, bacharéis e estudantes de Animação Sociocultural (ASC), movidos pela vontade e pelo sonho de reunir esforços para projetar esta tão nobre profissão, lutando pelos direitos destes privilegiados agentes de desenvolvimento comunitário, iniciou o processo de criação/legalização da APDASC.

A instituição está representada, através de delegações regionais no Norte (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila real e Bragança), Centro (distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Leiria), Lisboa e Vale do Tejo (distritos de  Santarém, Portalegre, Lisboa e Setúbal).   

Assim, esta instituição é fruto da utopia, da vontade e da determinação. Agradecemos a todos aqueles que, ao longo destes anos e de forma voluntária, contribuíram para a promoção e desenvolvimento da Animação Sociocultural na sua comunidade, na sua região, no seu país, no mundo!

Reiteramos os princípios da confiança na pessoa, no grupo, na ação social e política, num país que atravessa uma crise profunda e que, mais que nunca, necessita de programas de Animação Sociocultural que impliquem as pessoas na dinâmica social, cultural e educativa.

 Copyright © APDASC.com 2018 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por OPTIMEIOS