Galeria de Membros Honorários
Primeira Página

Galeria de Membros Honorários

A Assembleia-Geral da APDASC já aprovou com a categoria de Sócio Honorário da APDASC pelas suas qualidades científicas e/ou pedagógicas as seguintes individualidades (por ordem alfabética): 

  • Dr. Alberto Eduardo da Silva Melo (Portugal) - Sócio Honorário N.º 398
    Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Pós-graduação em Educação de Adultos pela Universidade de Manchester (UK). Consultor na Direção dos Assuntos Científicos da OCDE, Paris, na área das políticas de educação e de formação (1965-69). Diretor-Geral da Educação Permanente no Ministério da Educação (1975-76). Conselheiro Cultural na Delegação Permanente de Portugal junto da UNESCO em Paris (1976-79). Cofundador da "Associação In Loco - intervenção, formação e estudos para o Desenvolvimento Local". Encarregado de Missão no Grupo de Missão para o Desenvolvimento da Educação e Formação de Adultos, por nomeação dos Ministros da Educação e do Trabalho e da Solidariedade (1998-99). Condecorado a 8 de Março de 2003, pelo Presidente da República, como Grande Oficial da Ordem de Mérito. Aprovado como Sócio Honorário em 14 Janeiro 2008.

     
  • Prof. Doutor Américo Nunes Peres (Portugal) - Sócio Honorário N.º 386
    Delegado do Reitor da UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/pólo de Chaves. Coordenador da Licenciatura em Recreação, Lazer e Turismo da UTAD. Autor do livro "Educação Intercultural: Utopia ou Realidade?". Aprovado como Sócio Honorário em 15 Setembro 2006.

     
  • Prof.ª Doutora Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes (Portugal) - Sócia Honorária N.º 266
    Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE | IPSantarém). Doutorada em Ciências da Educação - Intervenção Psicossocioeducativa, pela Universidade de Vigo (Espanha). Título de Especialista em Educação e Intervenção Não Formal: Animação Sociocultural e Formação de Animadores/as.  Mestre em Literaturas Comparadas, Portuguesa e Francesa, Séculos XIX e XX, pela Universidade Nova de Lisboa. Maître em Langues Vivantes Étrangères,  pela Universidade de La Sorbonne-Nouvelle - Paris III. Coordenadora de diversos projetos de Animação Sociocultural e Educação Não Formal (a nível local, nacional e internacional). Animadora da Leitura e da escrita. Coordenadora da área de animação sociocultural do Instituto Politécnico de Santarém e do espaço Tertúlia. Coordenadora do CET Animação Sociocultural Aplicada ao Turismo e do TeSP Animação Sociocultural Aplicada ao Ecoturismo (da ESE|IPSantarém). Cocoordenadora da área científica Estudos e Projetos Socioeducativos do Departamento de Ciências Sociais e da área científica Educação e Intervenção Não Formal do Departamento de Educação e Currículo da ESE|IPSantarém. Lecionou, em acumulação, no Instituto Politécnico de Leiria na área das línguas, e no Instituto Politécnico de Castelo Branco, na área da animação sociocultural. Aprovada como Sócia Honorária em 15 fevereiro 2013.

  • Prof. Doutor Avelino Bento (Portugal) - Sócio Honorário N.º 388
    É diplomado pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Conservatório Nacional com o Curso Superior de Teatro, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Montréal/Canadá e Doutor em Ciências e Tecnologia da Comunicação pela Universidade de Aveiro. É docente da Escola Superior de Educação de Portalegre desde 1986/87, exercendo atualmente as funções de Professor Coordenador. Coordenou, desde 1994, a elaboração dos planos de estudo, assim como a própria licenciatura em Animação Educativa e Sociocultural. É animador cultural desde os 16 anos. Fez parte, em 1982, da primeira equipa de animação cultural da Câmara Municipal de Évora. De Janeiro de 1975 até finais de 1981 fez parte da equipa que fundou o Centro Cultural de Évora, atual CENDREV, tendo trabalhado como actor, animador e formador. Nos últimos trinta e dois anos tem desenvolvido atividades como criador, animador e formador nas áreas do Teatro, da Dança e da Animação Cultural, tanto na Escola (nos vários graus de ensino) como na Comunidade (museus, movimento associativo e outras instituições comunitárias). É autor do livro "Teatro e Animação - outros percursos no desenvolvimento sociocultural no Alto Alentejo". Tem também um número elevado de artigos e comunicações publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Aprovado como Sócio Honorário em 19 Maio 2006.

     
  • Prof. Doutor Ezequiel Ander-Egg (Argentina) - Sócio Honorário N.º 385
    Professor catedrático de sociologia e desenvolvimento. Consultor da UNESCO e da UNICEF. Especialista em política cultural e animação sociocultural. Diretor de diversos organismos de planificação e desenvolvimento de comunidades na América Latina. Professor visitante em diferentes Universidades Latino-Americanas e Europeias. Autor de uma centena de livros sobre política cultural e animação, educação, trabalho social e problemas contemporâneos. Aprovado como Sócio Honorário em 19 Maio 2006.

     
  • Prof.ª Doutora Gloria Pérez Serrano (Espanha) - Sócia Honorária N.º 397
    Catedrática na UNED - Universidad Nacional de Educación a Distancia, Departamento de Teoria da Educação e Pedagogia Social. Especialização em Educação Social, Pedagogia Social, Educação dos valores, Rendimento académico, Idosos e Educação cívico-democrática. Diretora de vários cursos de Pós-graduação, Especialização e Mestrado quer na Universidade de Sevilha como na UNED. Títulos: Especialista e Mestre em Educação Social e Animação Sociocultural; Doutoramento em Intervenção na Qualidade de Vida dos Idosos. Entre as várias publicações destacam-se: Animación Sociocultural. Técnicas de Dinamización Social, Madrid.UNED.1994; El Animador. Buenas prácticas de Animación Sociocultural, Madrid. Narcea.2005; ¿Qué es la Animación Sociocultural? Epistemología y valores. Madrid. Narcea. 2006. Aprovada como Sócia Honorária em 15 Setembro 2006.

     
  • Prof. Doutor Jean-Claude Gillet (França) - Sócio Honorário N.º 404
    Professor emérito da Universidade Michel de Montaigne (Bordéus, França). Responsável científico do Instituto Superior de Engenheiros - Animadores Territoriais. Diretor da coleção "Le territoire et ses acteurs" nas editoras Universitárias de Bordéus e da coleção "Animation et territoires" das edições L'Harmattan (Paris). Membro do LARSEF (Laboratoire de Recherches Sociales en Education et Formation) - Université Victor Segalen (Bordeaux, França). Membro associado do laboratório Tempos (Université Bordeaux). Publicou numerosas obras e artigos sobre educação popular e a animação. Aprovado como Sócio Honorário em 19 Maio 2006.

     
  • Dr. João Esaú Taste Dinis (Portugal) - Sócio Honorário N.º 389
    Docente Universitário, animador, alfabetizador nas campanhas de dinamização cultural, dirigente associativo, ex-técnico superior do INATEL e investigador. Aprovado como Sócio Honorário em 19 Maio 2006.

     
  • Prof. Doutor Jose A. Caride Gómez (Espanha) - Sócio Honorário N.º 393
    Doutor em pedagogia e ciências da educação. Professor catedrático de pedagogia social na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela. Autor de numerosas publicações em livros, monografias e revistas especializadas que têm como referência a educação e os processos de desenvolvimento humano. Tem colaborado com diferentes institutos politécnicos e universidades públicas e privadas como conferencista e professor visitante. Em Setembro de 2002 foi eleito presidente da Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social da qual é membro fundador. Aprovado como Sócio Honorário em 19 Maio 2006.

     
  • Mestre Karam Abi Yazebeck (Líbano) - Sócio Honorário N.º 399
    Possui especialização em Animação Social e mestrado em Administração de negócios. Membro Fundador do Sindicato Libanês de Animadores Sociais. Membro Fundador e Vice-presidente da ONG Libanesa “AIE CONFIANCE”. Membro Fundador da ONG Ambientalista “TERRE”. Membro da Federação Libanesa de Institutos da Juventude. Formador e coordenador de atividades diretamente ligadas aos direitos humanos, dinâmicas de grupo, associativismo, comunicação, etc. Docente na Universidade de St. Joseph (Líbano). Diretor do projeto YMCA do Líbano.

     
  • Prof.ª Doutora Lucília Salgado - Sócia Honorária N.º 400
    Professora e coordenadora do curso de Animação Socioeducativa da Escola Superior de Educação de Coimbra. Dirigente da ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra. É reconhecida no meio académico pelo seu envolvimento no movimento do Desenvolvimento Local em Portugal e pelos numerosos estudos realizados nas áreas da Literacia, Educação e Alfabetização de Adultos, Educação e Formação ao Longo da Vida. Aprovada como Sócia Honorária em 14 janeiro 2008.

     
  • Prof. Doutor Marcelino de S. Lopes (Portugal) - Sócio Honorário N.º 391
    Doutorado em Pedagogia pela Universidade Pontifícia de Salamanca, com a tese "Animação Sociocultural em Portugal - perspetiva histórica de 1974 a 1999". Animador Sociocultural de 1979 a 1998 nos organismos do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, Instituto da Juventude e Instituto Português da Juventude. Docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 1998. Membro fundador e dirigente de diversas Associações/grupos. Encenador e actor em diversos trabalhos levados a cabo por diversos grupos. Aprovado como Sócio Honorário em 19 Maio 2006.

     
  • Dr.ª Maria Priscila Soares (Portugal) - Sócia Honorária N.º 402
    Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Elemento fundador e coordenadora de projetos na Associação In Loco desde 1988. Coordenadora de projetos de investigação-experimentação-promoção para a valorização de produtos locais. Elemento do Grupo de Acção Local (GAL), responsável pela coordenação do Projecto ARRISCA, ARRISCA II e ARRISCA+, no âmbito do Programa LEADER, LEADER II e LEADER+. Distinções: Comenda da Ordem do Mérito, atribuída pelo Sr. Presidente da República, 1998. Aprovada como Sócia Honorária em 14 Janeiro 2008.

     
  • Dr.ª Mª Victoria Pérez de Guzmán Puya (Espanha) - Sócia Honorária N.º 395
    Professora da UPO-Universidad Pablo de Olavide de Sevilla, Departamento de Educação e Psicologia Social. Especialização em Juventude, Educação Social, Animação Sociocultural, Educação dos valores, Família, Idosos. Secretária de vários cursos de Pós-graduação, Especialização e Mestrado quer na Universidade de Sevilha como na UNED. Títulos: Especialista e Mestre em Educação Social e Animação Sociocultural; Doutoramento em Intervenção na Qualidade de Vida dos Idosos. Entre as várias publicações destaca-se: ¿Qué es la Animación Sociocultural? Epistemología y valores. Madrid. Narcea. 2006. Aprovada como Sócia Honorária em 15 Setembro 2006.

     
  • Prof. Doutor Mario Viché González (Espanha) - Sócio Honorário N.º 405
    Professor do Curso Internacional de Formação de Formadores (DUFA), Universidade René Descartes (Sorbona, Paríi). Professor conferencista na unidade de valor de Formação de Formadores do curso de "Maitrise" em Ciências da Educação. Universidade René Descartes (Sorbona, Paris). Professor tutor da UNED na sua sede de Valencia: Especializações: Orientação familiar, Educação para a saúde, Génese da Educação Social. Novas tecnologias aplicadas à educação, Desenho de programas de desenvolvimento social e cultural, Comunicação educativa e cultura popular, Avaliação de agentes e âmbitos de intervenção socioeducativa. Professor de Desenvolvimento Comunitário e Novas Tecnologias, Universidade de Salamanca. Tem um vasto leque de publicações na área da animação sociocultural. Aprovado como Sócio Honorário em 19 Maio 2006.

     
  • Dr. Roberto Manuel Henrique Merino Mercado (Chile) - Sócio Honorário N.º 396
    Mentor do 1.º Curso Superior de Animação Cultural de Portugal (ESAP - Escola Superior Artística do Porto). Coordenador do Curso Superior de Teatro da ESAP e Docente no Instituto Piaget - Campus Académico de Vila Nova de Gaia. Ex-encenador do TEP (Teatro Experimental do Porto). Ex-coordenador do Departamento de Teatro do FAOJ (Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis) do Porto. Ex-encenador do TEF (Teatro Experimental do Funchal). Aprovado como Sócio Honorário em 15 Setembro 2006.

     
  • Prof. Doutor Victor Andrade de Melo (Brasil) - Sócio Honorário N.º 392
    Professor do Programa de Mestrado em História Comparada da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador do Laboratório de Tempo Presente e do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da mesma Universidade. Coordena o Grupo de Pesquisa ANIMA: Lazer, Animação Cultural e Estudos Culturais. Mestre em Educação Física (área de concentração: lazer). Doutor em Educação Física. Realizou o pós-doutoramento em Teoria Critica da Cultura. Pesquisador bolseiro de produtividade do Conselho Nacional de Pesquisa. Autor de mais de dez livros, entre os quais "introdução ao lazer", "lazer e minorias sociais" e "animação cultural". Possui artigos publicados em periódicos brasileiros e internacionais. Conferencista em congressos e diversos cursos de formação. Animador cultural, nomeadamente em projecos ligados ao desporto, cinema e artes plásticas. Aprovado como Sócio Honorário em 19 Maio 2006. 

     
  • Prof. Doutor Victor J. Ventosa Pérez (Espanha) - Sócio Honorário N.º 390
    Doutor em filosofia e ciências da educação. Mestre em tecnologia da educação. Diplomado e especialista em educação sociocultural e educação de adultos. Professor da faculdade do departamento de ciências da educação da Universidade Pontifícia de Salamanca. Técnico de Juventude da Câmara de Salamanca. Consultor internacional de diversos organismos governamentais e não-governamentais em animação sociocultural. Professor convidado de diversas universidades europeias e latino-americanas. Autor de vários livros sobre animação sociocultural, tempo livre e educação social. Aprovado como Sócio Honorário em 19 Maio 2006.

     
  • Prof. Doutor Xavier Úcar Martínez (Espanha) - Sócio Honorário N.º 394
    Doutor em Pedagogia com a tese "Animação Sociocultural e teatro: avaliação da animação teatral". Professor Titular de Teoria e História da Educação na Universidade Autónoma de Barcelona. Especialista em Pedagogia Social, em diagnóstico comunitário, em desenho e avaliação de programas de Animação Sociocultural e desenvolvimento comunitário. Membro da Comissão Executiva da Sociedade Ibero-americana de Pedagogia Social. Faz parte do grupo de investigação "Grupo de Análise de Políticas Educativas e de Formação" (GAPEF). Autor de vários livros. Codirector da coleção sobre Ação Comunitária da Editorial Grão. Diretor do Departamento de Pedagogia Sistemática e Social da Universidade Autónoma de Barcelona. Aprovado como Sócio Honorário em 19 Maio 2006.

Notícias e Novidades

26 Jun 2017

Apdasc abre candidaturas a intervenções no seu Congresso

As candidaturas terminam a 24 de julho e pretendem dar a oportunidade a todos os que quiserem apresentar os seus projetos.

VER MAIS »

25 Jun 2017

Delegação Centro da APDASC com sede no IPG

A APDASC celebrou protocolo de cooperação com o IPG - Instituto Politécnico da Guarda.

VER MAIS »

22 Jun 2017

XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural em Setúbal

É oficial! O XXIV Congresso Internacional de Animação Sociocultural realizar-se-á em Setúbal nos dias 20 e 21 de Outubro de 2017.

VER MAIS »

11 Abr 2017

Quota de 2017: 10 euros

Está a pagamento a quota anual de sócio da APDASC: 10 euros!

VER MAIS »

LISTAR TODAS »

Sejam bem-vindos ao website oficial da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (APDASC)!

Em agosto de 2005, um grupo de jovens portugueses licenciados, bacharéis e estudantes de Animação Sociocultural (ASC), movidos pela vontade e pelo sonho de reunir esforços para projetar esta tão nobre profissão, lutando pelos direitos destes privilegiados agentes de desenvolvimento comunitário, iniciou o processo de criação/legalização da APDASC.

A instituição está representada, através de delegações regionais no Norte (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila real e Bragança), Centro (distritos de Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Leiria), Lisboa e Vale do Tejo (distritos de  Santarém, Portalegre, Lisboa e Setúbal).   

Assim, esta instituição é fruto da utopia, da vontade e da determinação. Agradecemos a todos aqueles que, ao longo destes anos e de forma voluntária, contribuíram para a promoção e desenvolvimento da Animação Sociocultural na sua comunidade, na sua região, no seu país, no mundo!

Reiteramos os princípios da confiança na pessoa, no grupo, na ação social e política, num país que atravessa uma crise profunda e que, mais que nunca, necessita de programas de Animação Sociocultural que impliquem as pessoas na dinâmica social, cultural e educativa.

 Copyright © APDASC.com 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por OPTIMEIOS