Fui excluído de concurso para lugar de Animador Sociocultural por causa da nomenclatura do meu curso. Isto é possível?

A APDASC tem conhecimento de vários profissionais de Animação Sociocultural excluídos de concursos devido às diferentes nomenclaturas existentes nos cursos superiores de Animação.

A redação de várias recomendações, explicando a incoerência da situação, tem sido uma prática diária, mas que não tem tido os efeitos práticos desejados.

Assim, e no sentido de esclarecer todos os interessados (profissionais e empregadores) a APDASC entregou na Assembleia da República o Estatuto da Carreira de Animador/a Sociocultural. Neste documento é clara a intenção da integração de todos os cursos de Animação Sociocultural (independentemente da nomenclatura) na carreira de Animador Sociocultural.

Paralelamente, a APDASC tem realizado um trabalho de proximidade com as instituições de ensino superior, de modo a conseguir a uniformização das nomenclaturas dos cursos. Para todos os cursos anteriores, será elaborado um documento que os nomeie, sendo todos considerados para efeitos de concursos, quer públicos ou privados.