Existe um sindicato para os Animadores Socioculturais?

Não existe um sindicato de Animadores Socioculturais. As áreas em que o profissional de Animação intervém são diversas e, consoante o local de trabalho, já existem vários sindicatos que os podem auxiliar assim como responder às suas preocupações.

A APDASC estabeleceu contacto com diferentes sindicatos, e informa os que se mantêm disponíveis para colaborar:

  • STSSSS – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social para os Animadores Socioculturais que exercem funções em entidades empregadoras da área social (terceiro setor). Para mais informações e tornar-se sindicalizado acede a http://www.stssss.org/.
  • SINTAP – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos para os Animadores Socioculturais que exercem funções na Administração Pública. Nome de interlocutor a contactar: Sede Nacional. Email: sintap@sintap.pt. URL: www.sintap.pt. Mais se informa que se encontra disponível para download a ficha de adesão em  https://www.sintap.pt/inscricao/, que poderá ser enviada, a posteriori, para os serviços a formalizar a inscrição dos futuros associados.