Um pouco da história da APDASC

Em agosto de 2005, um grupo de jovens portugueses, licenciados, bacharéis e estudantes de Animação Sociocultural iniciaram o processo de criação e legalização da APDASC, movidos pelo sonho de dar destaque e projeção à sua profissão.

A 20 de setembro do mesmo ano, a APDASC é constituída por escritura pública, ficando sediada em Cucujães, no concelho de Oliveira de Azeméis.

A 14 de janeiro de 2006 abriram-se as portas da sede da associação para deixar entrar todos aqueles que se identificavam com os seus objetivos. As inscrições para novos sócios ficavam, assim, oficialmente abertas.

Ainda no ano de 2006 realizou-se a apresentação pública do site da APDASC, uma ferramenta inovadora para o contexto atual, e muito importante, quer para animadores socioculturais quer para instituições de ensino e entidades empregadoras. Nesse estava reunida um conjunto de informações colocadas ao alcance de todos.

Foi em agosto de 2009 que um acontecimento trágico, incêndio na sede da associação, fez com que o seu património material desaparecesse quase todo. Valeu à associação todo o trabalho de digitalização realizado, quer da base de dados de sócios, quer de alguns documentos de informação essenciais para manter os seus registos históricos.

O primeiro congresso nacional organizado pela APDASC, com o tema “Profissão e profissionalização dos animadores socioculturais”, realizou-se em outubro de 2010 no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Sendo que na altura existiam pouco eventos sobre Animação Sociocultural em Portugal, a sua realização, foi, sem dúvida, um feito histórico, pois reuniu cerca de 500 participantes.

É neste congresso, sustentado pelas conclusões de um ciclo de debates realizado pelo país subordinados ao tema do congresso e pelo estatuto aprovado na Assembleia Geral da ANASC que foi aprovado um novo “Estatuto Profissional do Animador Sociocultural”, bem como o “Código Deontológico do Animador Sociocultural”.

Em 2016 a APDASC muda a sua morada para Mafra e imprime uma nova dinâmica associativa. A Direção eleita volta a colocar como assunto prioritário o processo do “Estatuto do Animador Sociocultural” assim como novos projetos que envolvam todos os animadores socioculturais.

Em 2020 é inaugurada a nova sede da APDASC no Business Factory de Mafra.


Evolução do Logótipo

  • O primeiro logótipo da APDASC foi criado pelo designer gráfico Nuno Oliveira, em novembro de 2005. Designa-se por Flama de Vida e é constituído por três chamas simétricas a 90 graus que representam as três dimensões da Animação Sociocultural: Cultural, Social e Educativa.
  • A “Flama de Vida” está em movimento permanente do interior para o exterior e vice-versa, sendo um todo dinâmico e entusiasta.
  • A cor de laranja é a cor de quem acredita que tudo é possível, simboliza a coragem, estimulação e cordialidade. O laranja atrai o sucesso, agilidade mental, atrai a boa sorte e prosperidade.
  • O novo logótipo foi criado pelo gabinete de Design Gráfico Crochet em 2018. A proposta apresentada foi colocada à apreciação dos sócios da APDASC e aprovada.
  • O novo logótipo não corta com o passado, fazendo uma ligação com o anterior. No entanto, apresenta uma modernidade necessária para a afirmação da Associação, assim como adaptado aos novos desafios dos nossos dias.
  • As cores e a forma em flama foram mantidas, existindo agora uma união dos três âmbitos da Animação numa rotação contínua.

Hino APDASC

Criado em 2019, Letra: Bruno Batista, Música: Inês Vaz Antunes, Cantado por: SOLinSI


Presidentes e Mandatos

Isabel Maria Silva Esteves Filipe

Isabel Maria Silva Esteves Filipe

Técnica Superior - Animação Sociocultural | Sócia efetiva n.º 415 | Mandatos como Presidente da APDASC: 2021/2020; 2019/2018, 2017, 2016

Carlos Alexandre dos Santos Costa

Carlos Alexandre dos Santos Costa

Técnico Superior - Animação Sociocultural | Sócio fundador n.º 1 | Mandatos como Presidente da APDASC: 2015, 2014, 2009, 2008 e 2007

Verónica da Conceição Correia Vieira

Verónica da Conceição Correia Vieira

Técnica Superior - Animação Sociocultural Sócia fundadora n.º 10 Mandatos como Presidente da APDASC: 2013, 2012, 2011 e 2010

João Orlando Rocha Amaral

João Orlando Rocha Amaral

Técnico Superior - Animação Sociocultural Sócio fundador n.º 4 Mandatos como Presidente da APDASC: 2006