Movimento #AnimAÇÃOsociocultural mobiliza profissionais

Os Animadores Socioculturais estão a mobilizar-se para, juntos, valorizarem e defenderem a sua profissão. O movimento #AnimAÇÃOsociocultural surge no seguimento da entrega da petição para discussão e aprovação do Estatuto da Carreira do Animador Sociocultural na Assembleia da República, ocorrida no mês de julho do ano transato. Passado menos de um ano, mais concretamente no próximo dia 1 de junho, o Estatuto entregue será discutido em reunião plenária pelos deputados.

O Movimento, liderado por um conjunto de animadores socioculturais, pretende mobilizar todos os profissionais para estarem no próximo dia 1 de junho, a partir das 14h, no Largo de S. Bento, em Lisboa, em frente à Assembleia da República, de forma a dar visibilidade à profissão e pressionar os partidos na aprovação do Estatuto da Carreira do Animador Sociocultural.

A Presidente da APDASC destaca que “O Estatuto não é da APDASC, é de todos os Animadores Socioculturais. A proposta apresentada no Congresso da Guarda em 2019 foi analisada e atualizada por uma comissão criada para o efeito, tendo em conta os diferentes contributos que foram chegando de vários Animadores Socioculturais. O Bloco de Esquerda apoiou a iniciativa e apresentou posteriormente um Projeto Lei para aprovação do Documento. Os restantes partidos também demonstraram o seu apoio na clarificação e dignificação das funções deste profissional nas várias reuniões tidas com os signatários da petição.”

A aprovação do Estatuto da Carreira do Animador Sociocultural será importante, mas apenas o primeiro passo numa luta a favor da profissão. Segundo a Presidente da APDASC “será necessário um trabalho junto do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ministério da Educação, entre outros, de forma a alterar e a melhorar os documentos que definem e legislam a profissão nas suas várias vertentes.” A mesma acrescenta que “está a ser realizado um trabalho junto das instituições do ensino superior no sentido de uniformizar as nomenclaturas dos vários cursos existentes de forma a dar força à profissão e acabar, de uma vez por todas, com as exclusões em concursos públicos devido às diferentes nomenclaturas”.

O Movimento está em andamento e encontra-se a mobilizar escolas, estudantes, professores, profissionais, instituições empregadoras e outros para que juntos possam mostrar ao poder político a necessidade de uma mudança nas condições em que estes profissionais exercem esta nobre profissão.

Faz parte deste Movimento! Estamos Juntos!

#AnimAÇÃOsociocultural